sexta-feira, 5 de abril de 2013

Como conseguir e Quanto tempo leva para ter a fluência?

 Hello people!!!

 Hoje fiz um post bem interessante e aproveito para responder algumas perguntas insistentes (estas do título do post e outras) que os alunos costumam perguntar em sala de aula para um professor. Eu mesmo já respondi estas perguntas algumas centenas de vezes, algum se decepcionam com a resposta e outros fazem disso uma motivação maior. Independente das respostas contidas neste post, o aluno não pode desanimar.



Do que jeito que eu escrevi parece que leva uma eternidade para se aprender um novo idioma, mas a verdade é que... vamos responder as tais perguntas para vocês terem uma idéia da dimensão do assunto.

- Quanto tempo leva para ter a (tão sonhada) fluência?
A Resposta é: D.E.P.E.N.D.E. 
Sim, pois varia de aluno para aluno e sua dedicação nos estudos deste idioma que ele está tentando adquirir a fluência. Existem alunos com mais facilidade e outros com menos, ou seja, quem tem mais facilidade (ou mais tempo para estudar?!) com certeza a fluência virá mais cedo, para aqueles que tem mais dificuldade e não tem muito tempo de estudar, pode demorar um pouco mais.

- Tenho muita dificuldade em aprender inglês, é possível ter fluência?
Sim, cada cérebro é diferente, cada um de nós temos uma maneira de ser e se adequar e se adaptar, cada aluno deve encontrar o melhor método que lhe ajude, mas tenham em mente que só o método sozinho não ajuda em nada se o aluno não se dedicar fora da escola também. Eu tenho uma aluna, que tem dificuldades e é bem insegura, quando é conteúdo novo ela não pega de primeira, mas quando ela ia pra casa e estudava bastante, ela já vinha na próxima aula e estava bem afiada no que aprendeu.

- Como posso melhorar minhas dificuldades e tranforma-las em qualidades?
Esta pergunta é bem relativa, uma vez que cada pessoa pode apresentar uma dificuldade diferente, exemplo, se a sua dificuldade é entender alguém falando, sugiro que foque bastante nessa área (sem deixar de lado as outras), veja mais filmes e séries para o cérebro ter tempo para se adptar ao novo idioma, se a sua dificuldade é na escrita, pratique mais e com mais frequência, compre um caderno e faça anotações e frases com aquilo que está aprendendo pois ajudará a fixar, agora se a sua dificuldade já for a fala por timidez, é preciso que trabalhe em cima dela para deixar de ser aos poucos (isso leva um ceto tempo), agora se for a fala mas o foco é na pronúncia, o jeito é praticar bastante e não desistir, se quiser avaliar o que você está dizendo sem ninguém ouvir, grave o que você falou e escute, e depois compare, talvez lhe ajudará.

- Eu sou muito timido, como serei fluente em inglês?
Bom, irei falar sobre minha experiência, como eu era até alguns anos atras: Eu era (ainda sou, mais em menor grau) muito tímido, me escondia quando alguém novo aparecia em casa e tudo. Como resolvi? Me forcei a ir em lugares que normalmente não iria, me forcei a falar com pessoas que normalmente eu não falaria, comecei a trabalhar, conheci novas pessoas que me fizeram perceber que o mundo é grande e ninguém presta muita atenção em quem nós somos. E o principal, imaginei que eu sou um ator e que cada situação é uma cena da vida, então ajo conforme a situação e estou me dando bem. Ou seja, cada um tem que encontrar algo que lhe ajude a lidar com a timidez, eu encontrei a minha.

- Como conseguir a fluência? Qual o sergredo?
O Segredo para o sucesso é: E.S.T.U.D.A.R. 
Sim, lamento dizer e focar com letras garrafais mas é isso, é a verdade nua e crua, acredite.... não há fórmula mágica, salonguinho, santo, oração, macumba, praga que resolva isso, lembre-se... para apreender e/ou ter fluência, o jeito mais eficaz é estudar mesmo e muito. Não tem tempo? Arrume, se organize melhor e comece já. Estudar fora da escola é muito mais importante do que estudar dentro da escola, pois tem gente que acha que não deve estudar fora dela e acredito que esse é um dos maiores erros que alguém possa cometer pois você está mostrando que se acha o máximo e lembrará de tudo o que foi dito em aula, o que é mentira, pois com o tempo você sentirá a diferença entre ter anotado tudo e não feito nada.

Obs.: Quando comecei a estudar inglês em 2004 não dava muita bola, e nem achava tãããão importante assim, só quando terminei o curso algum tempo depois que foi quando eu percebi que ainda eu estava muito ruim, meu listening era péssimo, e foi quando tomei a decisão de me reciclar por minha própria conta e então comecei a correr atras do tempo perdido e hoje sou o que sou e cheguei onde cheguei, nunca pensei (e nunca quis) ser professor de inglês, mas o mundo da voltas e eu me formarei este semestre em LETRAS, e hoje já leciono em tempo integral o idioma.


Espero ter solucionado algumas dúvidas de vocês, e com algumas experiências minhas espero ter mostrado que é possivel sim ser fluente. Se tiver mais alguma dúvida entre em contato comigo que lhe ajudarei e/ou farei um post sobre o assunto para ajudar todos de uma vez.

Até breve! See you!

Um comentário:

  1. Achei o post bem interessante. E era tudo o que precisava pra esses dias rsrs. Agora eu sei que preciso me dedicar mais, estudar mais e ter um pouco mais de paciência em relação a fluência...porque não é do dia pro outro que vamos está com um novo idioma na ponta da língua.
    Muito obrigada pelo post e pelas dicas também.

    ResponderExcluir