domingo, 2 de setembro de 2012

Como lembrar de mais palavras em inglês?


 Durante o meu trajeto como professor percebi que alunos iniciantes de inglês, seja de uma escola particular, pública ou voltada só para o inglês, ou mesmo aqueles que estudam sozinho, uma boa parte deles tem algo em comum, a dificuldade de LEMBRAR cada vez mais palavras em inglês.

Quando pensamos no assunto, nós temos que ter em mente sobre "quem" são os alunos, qual é a sua faixa etária e se o que eles apresentam são apenas um desempenho baixo ou se eles já tem algum tipo de dificuldade que torna o aprendizado ainda mais dificil e traumático.




 Então, como podemos resolver isso? Bom, isso é assunto para muitos posts, mas aqui irei dar algumas dicas para os alunos que NÃO apresentam nenhuma dificuldade diagnosticada (em breve, posso comentar em outro post dedicado sobre isso) e que NÃO tenham tanto tempo para praticar como deveriam ou gostariam.

 Primeiramente, se pergunte: "O que tenho dificuldade de lembrar?", alunos tendem a lembrar das palavras de um modo geral mas não conseguem organizar o pensamento, seja pela ansiedade, falta de tempo ou mesmo preguiça (afinal, aprender um novo idioma é um pouco trabalhoso, mas pode ser prazeroso, se for bem dosado).

Depois de ter pensado sobre o que você quer lembrar, siga estes passos:

  • Faça uma lista com as palavras ou regras gramaticais que gostaria de lembrar;
  • Em um pedaço de papel, deixe a primeira palavra/regra da lista em um local visível, na frente do pc, ou no espelho;
  • Visualize ela, uma vez de manhã, uma vez de tarde e outra de noite para poder você se acostumar com a existência ela.;
  • Toda vez que ver ela, repita o que leu, pois ajuda a fixar;
  • Durante o transcorrer do dia, tente lembrar dela e como se escreve;
  • Alguns dias depois escreva exemplos coma palavra para ver se conseguiu realmente fixar;
  • Se conseguiu, parabéns, avance para o próximo item da lista, se não conseguiu, não desista e tente ser mai firme, escrevendo frases diariamente para se acostumar, no fim, deverá lembrar dela.

Para quem TEM tempo para praticar, sugiro que:

  • Faça sua lista também;
  • Arrume um caderno novo, só para a prática de palavras e/ou regras que é dificil de lembrar.;
  • Passe alguns minutos do dia escrevendo frases para fixar o que está sendo aprendido;
  • Se quer se dedicar um pouco mais, cole post-it em locais estratégicos para lembrar da palavra;
  • Peça a um amigo para ajudar você, ele fala frases simples e você tenta traduzir;

 Vale lembrar, que ambos os casos é preciso estar comprometido e querer aprender, quando tiver estudando você tem que está concentrado no que estáfffortunba fazendo e não apenas fazer por uma simples e pura obrigação, se for preciso, organize-se melhor e dedique-se mais pois conhecimento nunca é demais e você irá fixar melhor o conteúdo se você estiver aberto a receber informação.

 Se for o caso, você pode incrementar os estudos com os "flashcards", que nada mais são do que pequenos cartões com um lado uma figura e/ou palavra em português e do outro a palavra em inglês.

 Bom, por hoje é só, espero que tenha ajudado alguns de vocês!

See you guys!

Nenhum comentário:

Postar um comentário